Clínica Carolina Dias

Suas unhas e cabelos estão fracos?


Se você não sabe por que seu cabelo está fraco ou caindo, as unhas opacas ou frágeis e a pele ressecada, então é bom ficar de olho na sua tireoide. Ela é responsável pela produção de hormônios que, entre outras funções, controlam a formação e renovação de pelos e tecidos de todo o corpo. Porém, quando essa glândula está desequilibrada, a beleza pode ser afetada.
“Para não ser pega de surpresa, vale conversar com o médico para ele incluir o pedido de dosagem do TSH, o hormônio estimulador da tireoide, na sua lista de exames de rotina. Os valores indicam se a glândula está funcionando corretamente ou não”, diz a endocrinologista Gisah A. de Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Paraná (SBEM) e professora de endocrinologia do departamento de clínica médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mais sobre o TSH
Fabricado pela hipófise (uma glândula que fica no cérebro e controla o funcionamento de várias outras, inclusive a tireoide), o hormônio TSH regula a atividade da glândula tireoidiana e sua dosagem é feita por meio do exame de sangue, que deve ser colhido pela manhã. “Esse é o teste que tem menos fatores interferentes e, portanto, menos chances de erro”, afirma Gisah Amaral.
O ideal é que a dosagem de TSH seja feita a cada cinco anos. “Em mulheres após a menopausa o teste dever ser anual, pois, nessa faixa etária, a prevalência de hipotireoidismo aumenta. Já nas gestantes, deve ser rotineiro, principalmente no primeiro trimestre, pois se houver hipotireoidismo pode causar alterações neurológicas no bebê e complicações para a mãe”, completa a especialista.
Nos casos em que fica comprovada a falta de hormônios, os médicos indicam medicamentos que fazem a sua reposição. Se tomados de acordo com as recomendações, é possível ter uma vida absolutamente normal.

Fonte: www.atmosferafeminina.com.br/